RESPONDA COM SINCERIDADE

A igreja que você frequenta cobra dízimos? Também pede muitas ofertas? E fora isso, qualquer evento que tem na igreja você tem que pagar?
Essa igreja apresenta a prestação de contas detalhada para todos os membros? Você sabe para onde vai o dinheiro que você dizima ou oferta?



14 de junho de 2011

Pastor deve receber salário???


Certamente, se alguém goza dessa mordomia, imediatamente abrirá a palavra do Senhor em I Coríntios 9.14 onde está escrito: Assim ordenou também o Senhor, aos que anunciam o Evangelho, que vivam do Evangelho, tentando justificar-se.

Neste Capítulo (I Coríntios 9.1-15), o apóstolo Paulo fala da liberdade e dos direitos dos levitas por ordem da lei de Moisés (vers. 9: Porém no vers. 12 ele diz: Nós não usamos deste direito, antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo, e no vers. 15 disse mais ainda: Mas eu de nenhuma destas coisas usei, e não escrevi isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, do que alguém fazer vã esta minha glória.   

O relato da palavra Deus não é decisão particular do apóstolo Paulo, mas uma ordenança do Senhor. Ele afirma que não usou desse direito para não por impedimento na obra do Senhor. Medite nesta declaração do homem de Deus, consciente que se fizesse uso do direito dos levitas (I Coríntios 9.9) estaria criando empecilho para na obra do Senhor, e nem escreveu isso para que assim se fizesse a ele, para não gerar escândalo envolvendo o nome do Senhor.   

Precisamos de discernimento a luz do Espírito Santo de Deus, porque o apóstolo ainda alertou: Sede meus imitadores como também sou de Cristo (I Coríntios 11.1).  E se imitarmos a Paulo estamos imitando a Cristo, porque ele exemplificou em si mesmo um autêntico imitador do Mestre.

Vamos meditar na ordem emanada por Jesus Cristo, aos seus discípulos: Mateus 10.8-10: Curai os enfermos, expulsai os demônios, ressuscitai os mortos; de graça recebeste, de graça daí; não possuais ouro, nem prata, no vosso cinto, nem alforje (bolsa), nem duas túnicas, porque digno é o operário do seu alimento.

E no capítulo 10 do Evangelho de Lucas, Jesus reproduziu a mesma ordenança aos seus discípulos, substituindo apenas a palavra “alimento” pela palavra “salário”, observe: Digno é o obreiro do seu salário.  

E a substituição da palavra alimento por salário (Lucas 10.7), tem gerado muita confusão aos pregadores, mas quando a palavra do Senhor diz que digno é o obreiro do seu salário, ou quem anuncia o Evangelho que viva do Evangelho, isso não quer dizer absolutamente “dinheiro” para o anunciador do Evangelho de Cristo. O que o Senhor permitiu neste caso, quando em missão, que recebamos apenas o necessário para a nossa manutenção cotidiana, só o essencial para a nossa sobrevivência.

Observe no Evangelho de Lucas 22.35-38, a seriedade das ordenanças Senhor Jesus aos seus discípulos: Quando vos mandei sem bolsa, alforje ou sandálias, faltou-vos, porventura, alguma coisa? Eles responderam: Nada.

Disse-lhes, pois: Mas, agora, aquele que tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e o que não tem espada, venda a sua veste e compre-a. E eles disseram: Senhor, eis aqui DUAS ESPADAS. E ele lhes disse: Basta.

O Senhor admite ao pregador, aceitar o necessário para a sua manutenção, tais como: Alimento, hospedagem, eventualmente transporte, roupa ou calçado e coisa do gênero. Mas receber salário, em nome do sangue que Cristo derramou na Cruz pelos pecadores, não há permissão para isso, porque o salário do anunciador de Boas Novas virá com Ele, no seu grande dia, vejamos: Isaías 40.10:  Eis que o Senhor Jeová virá como o forte, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão vem com Ele, e o seu salário, diante da sua face.  

Requisitamos uma atenção especial dos irmãos para este alerta na segunda carta de Pedro 3.15-16 onde diz: O nosso amado irmão Paulo vos escreveu segundo a sabedoria que lhe foi dada; falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para a sua própria perdição.

E para que se cumpra a palavra, estão torcendo a verdade de Cristo, já presenciei pregador famoso, (esses que tomam espaço na mídia), afirmando que o Senhor Jesus aceitava dinheiro, tendo Judas Iscariotes como tesoureiro do grupo, fundamentados na passagem bíblica no livro de João 13.26-29, onde Jesus, após ter dado o bocado molhado para Judas disse-lhe:
 
O que fazes, fá-lo depressa. E nenhum dos que estavam assentados a mesa compreendeu a que propósito lhe dissera isto; como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa, ou que desse alguma coisa aos pobres.  
Porem, no livro de João 12.6, a palavra relata que Judas possuía bolsa, e roubava tudo o que ali se colocava porque era ladrão, sendo que em Lucas 10.4 Jesus disse aos discípulos: Não leveis bolsa, nem alforje:  
Judas tinha bolsa por duas razões: Primeiramente porque era desobediente (Lucas 10.4), e também porque era ladrão (João 12.6), e tirava as coisas que ali se lançava. Alguns o têm por tesoureiro, mas o Senhor dos senhores o declara ladrão. Portanto, não podemos tomar como exemplo a conduta de Judas para recolher dinheiro dos irmãos, pois ele já está julgado pela palavra do Senhor (João 17.12).  
No livro de Marcos 6.3, o texto sagrado diz: Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago...?  Sim, é este mesmo, o carpinteiro, Jesus Cristo, o filho do Deus Altíssimo que veio para salvar o mundo. Rei dos reis, Senhor dos senhores, ganhava o seu pão com o seu trabalho, no suor do seu rosto, dando exemplo em si mesmo para que nós, o imitamos, em sua perfeição.  E no livro de Isaías 53.3, a palavra diz que o próprio Jesus era homem experimentado nos trabalhos (Edição revista e corrigida).  
Agora observe no que diz a palavra do Senhor no livro dos Salmos 128.1,2: Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos; pois comerá do trabalho das tuas mãos, feliz será e te irá bem.  
Meditem nesta palavra que afirma: Bem-aventurado, feliz, o homem que teme o Senhor e anda nos seus caminhos, pois comerá do trabalho das suas mãos, corroborando com a ordenança do Senhor no livro de Gênesis 3.19, onde Deus disse ao homem: No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes a terra.   
Em Atos 18.1-3, o apóstolo Paulo também deixou o exemplo que devemos trabalhar para a nossa manutenção. Vamos meditar nos seus ensinamentos referente ao trabalho, na palavra do Senhor:   
Vós mesmos sabeis que para o que me era necessário a mim, e aos que estão comigo, estas mãos me serviram. Tenho-vos mostrado em tudo, que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber (Atos 20.34,35).
E na segunda carta aos Coríntios 12.14-17, a palavra diz: Eis que aqui estou, pronto para pela terceira vez ir ter convosco, e não vos serei pesado, pois que não busco o que é vosso, mas sim a vós, porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos. Porventura aproveitei-me de vós por algum daqueles que vos enviei?
Eis o exemplo do homem de Deus para os que trabalham na obra do Senhor. Onde quer que estejam, por onde quer que andem, o que devemos é trabalhar para resgatar as almas, e não os bens materiais dos nossos irmãos.  O que foi ratificado na primeira carta aos Tessalonicenses 2.9, onde diz: Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga, pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o Evangelho de Deus.  
Procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado (I Tessalonicenses 4.11).         
Paulo ainda disse que recusou salários de algumas igrejas, para anunciar o Evangelho de graça, para não ser pesado a ninguém (II Coríntios 11.7,8), e que não devemos andar desordenadamente, não trabalhando, porque não comeu pão de graça de homem algum, mas com trabalho e fadiga, dia e noite, para não ser pesado a ninguém; e quem não quiser trabalhar que não coma também (II Tessalonicenses 3:6-10); dando exemplo em si mesmo para que o imitássemos.  
Isaías 19.8–10 diz: E os pescadores gemerão, e suspirarão todos os que lançam anzol ao rio, e os que estendem rede sobre as águas desfalecerão. E envergonhar-se-ão os que trabalham em linho fino e os que tecem pano branco. E os seus fundamentos serão despedaçados, e todos os que trabalham por salário ficarão com tristeza na alma.  
E a carta aos Romanos 6.23,  relata que o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna.
 
 

6 de junho de 2011

Para quem foi escrito Malaquias? ISRAEL ou IGREJA???



O famoso texto de Malaquias 3.7-12 pode ser usado para a igreja? Foi escrito para a Igreja ou para os judeus, para a nação de Israel?


Vamos ler todos os versículos dos 4 capítulos de Malaquias. Em azul está a Palavra do Senhor, e em vermelho meu comentário.
.
A tradução da bíblia usada foi a NVI (tradução formal e dinâmica), salvo quando mencionado outra tradução.

Para começarmos temos que entender uma coisa: A Palavra do Senhor, a bíblia é muito clara indicando em 1 Coríntios 10:32 que existe o povo judeu (nação de Israel), gregos (gentios) e Igreja de Deus (qualquer pessoa que crê no Senhor Jesus passa a fazer parte da igreja do Senhor Jesus). O grande erro das doutrinas diversas e estranhas a palavra do Senhor hoje, se dá devido a mistura feita, ou seja, pegam coisas que são de Israel dos judeus e trazem para a Igreja.

1Co 10:32  “Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus”.

Vamos ler Malaquias e comentar:
.
Mal 1:1  Uma advertência: a palavra do Senhor contra Israel, por meio de Malaquias. [Observe para quem foi escrito a carta. Para Israel que rejeitou o Senhor Jesus ou para a Igreja que o aceitou no seu coração?]


Mal 1:2  "Eu sempre os amei", diz o Senhor. "Mas vocês perguntam: ‘De que maneira nos amaste? ’ "Não era Esaú irmão de Jacó? ", declara o Senhor. "Todavia eu amei Jacó,


Mal 1:3  mas rejeitei Esaú. Transformei suas montanhas em terra devastada e as terras de sua herança em morada de chacais do deserto. "


Mal 1:4  Embora Edom afirme: "Fomos esmagados, mas reconstruiremos as ruínas", assim diz o Senhor dos Exércitos: "Podem construir, mas eu demolirei. Eles serão chamados Terra Perversa, povo contra quem o Senhor está irado para sempre.


Mal 1:5  Vocês verão isso com os próprios olhos e exclamarão: Grande é o Senhor, até mesmo além das fronteiras de Israel!


[Veja que Deus está falando, contando do que aconteceu no passado. Entáo não é para a igreja, pois ela irá começar aproximadamente 450 anos após ser escrito Malaquias. A igreja irá começar em Atos 2. Não esqueça também que a igreja era um mistério, um segredo que Deus guardou para anunciar somente na hora certa. leia Efésios 3.1-12]
.
Mal 1:6  "O filho honra seu pai, e o servo o seu senhor. Se eu sou pai, onde está a honra que me é devida? Se eu sou senhor, onde está o temor que me devem? ", pergunta o Senhor dos Exércitos a vocês, sacerdotes. "São vocês [sacerdotes] que desprezam o meu nome! " "Mas vocês [sacerdotes] perguntam: ‘De que maneira [nós sacerdotes] temos desprezado o teu nome? ’


Mal 1:7  "Trazendo comida impura ao meu altar! [só os sacerdotes podiam servir no altar] "E mesmo assim ainda [vocês sacerdotes] perguntam: ‘De que maneira [nós sacerdotes] te desonramos? ’ "Ao dizerem [quando vocês dizem...] que a mesa do Senhor é desprezível.


Mal 1:8  "Na hora [que vocês...] de trazerem animais cegos para sacrificar, vocês não vêem mal algum. Na hora de trazerem animais aleijados e doentes como oferta, também [vocês sacerdotes e todo o povo de Israel] não vêem mal algum. Tentem oferecê-los de presente ao governador! Será que ele se agradará de vocês? Será que os atenderá? ", pergunta o Senhor dos Exércitos.


Mal 1:9  "E agora, sacerdotes, tentem apaziguar a Deus para que tenha compaixão de nós! Será que com esse tipo de oferta ele os atenderá? ", pergunta o Senhor dos Exércitos.


Mal 1:10  "Ah, se um [sacerdote] de vocês fechasse as portas do templo. Assim ao menos não acenderiam o fogo do meu altar inutilmente [para queimar os sacrifícios defeituosos]. Não tenho prazer em vocês [sacerdotes e povo de Israel]", diz o Senhor dos Exércitos, "e não aceitarei as suas ofertas [as ofertas de ANIMAIS defeituosos].


Mal 1:11  Pois do oriente ao ocidente grande é o meu nome entre as nações. Em toda parte incenso e ofertas puras são trazidos ao meu nome, porque grande é o meu nome entre as nações", diz o Senhor dos Exércitos. [alguém leva incenso para o culto na igreja?]


Mal 1:12  "Mas vocês [sacerdotes] o profanam ao dizerem que a mesa do Senhor é imunda e que a sua comida é desprezível.


Mal 1:13  E ainda dizem: ‘Que canseira! ’ e riem dela com desprezo", diz o Senhor dos Exércitos. "Quando vocês trazem animais roubados, aleijados e doentes e os oferecem em sacrifício, deveria eu aceitá-los de suas mãos? ", pergunta o Senhor.


Mal 1:14  "Maldito seja o enganador que, tendo no rebanho um macho sem defeito, promete oferecê-lo e depois sacrifica um animal defeituoso", diz o Senhor dos Exércitos; "pois eu sou um grande rei, e o meu nome é temido entre as nações. " [veja do versículo 12 ao 14, que Deus esta dizendo que  os judeus, o povo da nação de Israel estava trazendo animais defeituosos, roubados, doentes etc... para oferecer e os sacerdotes viam isso e não diziam nada para o povo. Isso é para a igreja de hoje também? Você leva animais para serem sacrificados, queimados no altar???]

Pelo que você viu até agora, do capítulo 1 de Malaquias, algo se aplica a IGREJA????

.
.
MALAQUIAS 2
.
.
Mal 2:1  "E agora esta advertência é para vocês, ó sacerdotes.


Mal 2:2  Se vocês [sacerdotes do povo de Israel] não derem ouvidos e não se dispuserem a honrar o meu nome", diz o Senhor dos Exércitos, "lançarei maldição sobre vocês, e até amaldiçoarei as suas bênçãos. Aliás já as amaldiçoei, porque vocês não me honram de coração. [para quem Deus esta falando aqui? Para os sacerdotes do povo de Israel OU PARA AS OVELHAS DA IGREJA QUE somos nós???]


Mal 2:3  "Por causa de vocês [sacerdotes LEVÍTICOS, da ordem da tribo de Levi] eu vou destruir a sua descendência [ou seja, iria acabar o sacerdócio levítico que seguia a LEI, e vimos isso claramente que acabou e mudou em Hebreus 7.11-28 ]; esfregarei na cara de vocês os excrementos dos animais oferecidos em sacrifício em suas festas e lançarei vocês fora, juntamente com os excrementos.


Mal 2:4  Então vocês saberão que fui eu que lhes dei esta advertência para que a minha aliança com Levi fosse mantida", diz o Senhor dos Exércitos. [Deus ainda diz que isso que estava falando era uma advertência para para eles TORNAREM para Deus, fazerem as coisas certas para que fosse mantida a aliança feita com Levi. Mas não deu certo... o homem não voltou atrás e quebrou a aliança...]


Mal 2:5  "A minha aliança com ele foi uma aliança de vida e de paz, que de fato lhe dei para que me temesse. Ele me temeu, e tremeu diante do meu nome.


Mal 2:6  A verdadeira lei estava em sua boca e nenhuma falsidade achou-se em seus lábios. Ele andou comigo em paz e retidão, e desviou muitos do pecado.


Mal 2:7  "Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca todos esperam a instrução na lei, porque ele é o mensageiro do Senhor dos Exércitos.


Mal 2:8  Mas vocês se desviaram do caminho e pelo seu ensino causaram a queda de muita gente; vocês quebraram a aliança de Levi", diz o Senhor dos Exércitos. [aqui está mais claro ainda que a aliança com Levi, em que os levitas recebiam "dízimo" EM ALIMENTO, e não em dinheiro, foi quebrada]


Mal 2:9  "Por isso eu fiz que fossem desprezados e humilhados diante de todo o povo, porque vocês [sacerdotes levíticos ] não seguem os meus caminhos, mas são parciais quando ensinam a lei. " [ensinam o que? a lei! para quem? para Judeus!]


Mal 2:10  Não temos todos o mesmo Pai? Não fomos todos criados pelo mesmo Deus? Por que será então que quebramos a aliança dos nossos antepassados sendo infiéis uns com os outros? [essa aliança é dos judeus... quem quebrou então? a Igreja? é claro que não pois essa aliança não é da igreja. então PARA QUEM DEUS ESTÁ FALANDO? Igreja ou judeu (Nação de Israel???]


Mal 2:11  Judá tem sido infiel. Uma coisa repugnante foi cometida em Israel e em Jerusalém; Judá desonrou o santuário que o Senhor ama; homens casaram-se com mulheres que adoram deuses estrangeiros.


Mal 2:12  Que o Senhor lance fora das tendas de Jacó o homem que faz isso, seja ele quem for, mesmo que esteja trazendo ofertas ao Senhor dos Exércitos.


Mal 2:13  Há outra coisa que vocês fazem: Enchem de lágrimas o altar do Senhor; choram e gemem porque ele já não dá atenção às suas ofertas nem as aceita com prazer [Deus não dá atenção para as ofertas de quem? Judeu ou da Igreja???].


Mal 2:14  E vocês ainda perguntam: "Por quê? " É porque o Senhor é testemunha entre você e a mulher da sua mocidade, pois você não cumpriu a sua promessa de fidelidade, embora ela fosse a sua companheira, a mulher do seu acordo matrimonial.


Mal 2:15  Não foi o Senhor que os fez um só? Em corpo e em espírito eles lhe pertencem. E por que um só? Porque ele desejava uma descendência consagrada. Portanto, tenham cuidado: Ninguém seja infiel à mulher da sua mocidade.


Mal 2:16  "Eu odeio o divórcio", diz o Senhor, o Deus de Israel, e "o homem que se cobre de violência como se cobre de roupas", diz o Senhor dos Exércitos. Por isso tenham bom senso; não sejam infiéis.


Mal 2:17  "Vocês têm cansado o Senhor com as suas palavras. ‘Como o temos cansado? ’, vocês ainda perguntam. Quando dizem: ‘Todos os que fazem o mal são bons aos olhos do Senhor, e ele se agrada deles’ e também quando perguntam: ‘Onde está o Deus da justiça? ’ "


[Do versículo 12 ao 17, Deus está falando com os sacerdotes, que se misturaram, casaram-se com mulheres que não eram judias. Então continua não falando com a Igreja que somos nós.]

Veja o que Deus disse em Malaquias 2.3 se CUMPRIU aqui: A ABOLIÇÃO DOS DÍZIMOS, E DO SACERDÓCIO LEVÍTICO. 


Hebreus  7.5: “E os que dentre os filhos de Levi  receberam o sacerdócio tem ordem, segundo a lei, de tomar os dízimos do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão”. [Neste versículo, a palavra afirma que os sacerdotes Levitas recebiam os dízimos por ordem da lei de Moisés.]


Hebreus  7.11 “De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio Levítico, [porque sob ele o povo recebeu a lei], que necessidade se havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque [referindo-se a Jesus Cristo] e não fosse chamado segundo a ordem de Arão”? [referindo-se a Moisés, o qual introduziu a lei ao povo]. 


Hebreus  7.12“Porque mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança na lei”. [Meditando no texto acima, especificamente nestes versículos, onde a palavra do Senhor diz:  “Que os sacerdotes Levíticos recebiam os dízimos segundo a lei” (Hebreus 7.5),  “Porque através deles (sacerdotes Levíticos) o povo recebeu a lei” (Hebreus 7.11) e mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também, mudança na lei (Hebreus  7.12),  a palavra não deixa   qualquer sombra de dúvida, que não só  o dízimo, mas  toda a lei de Moisés foi por Cristo abolida.   Mudou o Sacerdócio, necessariamente, mudou  também a lei.]  


MALAQUIAS 3


Continuando, vamos entrar no famoso Capítulo 3 de Malaquias onde encontra-se Malaquias 3.7-12; ELE (DEUS) continua falando do fim do sacerdócio levítico, e que ELE mesmo iria vir. Vejamos...]



Mal 3:1  "Vejam, eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. E então, de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo; o mensageiro da aliança, aquele que vocês desejam, virá", diz o Senhor dos Exércitos. [“...o meu mensageiro...”  é o profeta João Batista (Mat 11.10-13; Marc 1.2-5; Luc 1.76; Luc 7.27-28; Veja que João Batista veio preparar o caminho diante do Senhor Jesus, preparar a sua vinda]


Mal 3:2  Mas quem suportará o dia da sua vinda? Quem ficará de pé quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão do lavandeiro. [O Senhor Jesus, veio, foi rejeitado, foi novamente para Deus (Atos 3.17-21), enviou o Espírito Santo para morar dentro de nós (Atos 2), a LEI se cumpriu Mat 5.17 com a vinda DELE. CUMPRIU, ACABOU, ele começa outra dispensação, com a igreja (o tempo dos gentios) , onde muda o sacerdócio levítico conforme você pode ver acima (Hebreus 7). Após o Senhor Jesus rasgar o véu do templo de cima para baixo, Deus parou seu tratamento com os judeus e começou seu tratamento (DISPENSAÇÃO) com a igreja. Mas após a dispensação da Igreja que somos nós, todos os que crêem no Senhor Jesus, quando ELE arrebatar a igreja, levar para SÍ, vai ter os sete anos de tribulação e ai vem o dia do Senhor, de que fala o versículo 2 até o 6 de Mal 3, “...mas quem suportará o dia da sua vinda?...” acaba o tratamento com a Igreja e Deus volta a tratar com os judeus, com a nação de Israel.]


Mal 3:3  Ele se sentará como um refinador e purificador de prata; purificará os levitas e os refinará como ouro e prata. Assim trarão ao Senhor ofertas com justiça. [isso é após o arrebatamento da igreja...]


Mal 3:4  Então as ofertas de Judá e de Jerusalém serão agradáveis ao Senhor, como nos dias passados, como nos tempos antigos.


Mal 3:5  "Eu virei a vocês trazendo juízo. Sem demora vou testemunhar contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente e contra aqueles que exploram os trabalhadores em seus salários, que oprimem os órfãos e as viúvas e privam os estrangeiros dos seus direitos, e não têm respeito por mim", diz o Senhor dos Exércitos.

Mal 3:6  "De fato, eu, o Senhor, não mudo. Por isso vocês, descendentes de Jacó, não foram destruídos.

[Veja que de Malaquias 3.1 até 3.6 Deus está falando com os judeus]

AGORA VAMOS VER SE O TEXTO USADO PARA EXTORQUIR DÍZIMOS, COM AMEAÇA DE MALDIÇÃO É PARA A IGREJA, OU SE ISSO É UM ESTELIONATO.

Mal 3:7  Desde o tempo dos seus antepassados vocês se desviaram dos meus decretos e não os obedeceram. Voltem para mim e eu voltarei para vocês" [para quem Deus esta dizendo voltem??? Para a IGREJA (NÓS) não pode ser, porque nos convertemos ao Senhor Jesus... voltar não é para a IGREJA. É sim para os judeus, para a nação de Israel que é todo o contexto dos QUATRO capítulos do livro do profeta Malaquias], diz o Senhor dos Exércitos. "Mas vocês perguntam: ‘Como voltaremos? ’ [a IGREJA não pergunta isso. Os judeus é que perguntaram.]


Mal 3:8  "Pode um homem roubar de Deus? Contudo vocês estão me roubando. E ainda perguntam: ‘Como é que te roubamos? ’ Nos dízimos e nas ofertas. [e ai o famoso versículo usado pelos “pastores malaquianos e pelas denominações ceifeiras”. Quem estava roubando Deus nos dízimos? A igreja? Claro que não, COM QUEM ATÉ AGORA DEUS ESTA FALANDO? Com a Igreja ou com os SACERDOTES JUDEUS, COM A NAÇÃO DE ISRAEL??? Como alguém em pode usar um texto desse para a igreja???]


Mal 3:9  Vocês estão debaixo de grande maldição porque estão me roubando; a nação toda está me roubando. [QUAL É A NAÇÃO QUE ESTA ROUBANDO A DEUS? DEUS ESTÁ FALANDO COM UMA NAÇÃO OU COM A IGREJA DO SENHOR JESUS que só passou a existir uns 450 anos depois que essa carta foi escrita? Se alguém ousar dizer que é para igreja, eu ainda pergunto... são só os versículos de Mal 3.7-12 que são para a igreja??? E o resto é para quem???]


[Quem está debaixo de maldição são os judeus. Eu que sou igreja, como poderia haver alguma maldição em mim... fui lavado com o sangue do cordeiro, o Espírito Santo de Deus habita em mim, sou nova criatura, fui selado com o Espírito Santo da promessa, SOU FILHO DE DEUS... como alguém para pedir dinheiro pode usar esse texto de Malaquias me ameaçando de maldição. Maldito é ele, coitado, usando a palavra de Deus para tirar, extorquir dinheiro das pessoas. Isso sim é uma maldição, chamada MENTIRA, ESTELIONATO.]
.
Mal 3:10  Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las. [se dízimo é alimento e Deus esta mandando levar para onde? DEPÓSITO DO TEMPLO (sua denominação tem depósito de alimentos??? Ela tem é conta bancária... bem diferente de dízimos de alimento. Nem em Israel, hoje judeu que não se converteu dá dízimo, porque não tem mais templo. O judeu dá oferta na sinagoga. O dízimo, não importava onde estava o judeu que dava, ele tinha que levar para o Templo em Israel, e NÃO EXISTE TEMPLO. Na igreja o templo é cada um de nós onde Deus habita. 


Quando o judeu tinha que levar o dízimo, e ele estava muito longe do templo em Israel (porque era no único lugar que se podia levar o dízimo), ele podia vender o que daria de dízimo, e ir até Israel e lá com o dinheiro da venda dos seus dízimos ele comprava alimentos e ia comer no templo DÍZIMO É ALIMENTO NÃO É DINHEIRO. Leia Deut. 14.22-29.


Você pode comprar cachaça com o dinheiro do dízimo e ir tomar na igreja??? não??? ué! os judeus podiam, veja: Deut. 14.26]


Mal 3:11  Impedirei que pragas devorem suas colheitas, e as videiras nos campos não perderão o seu fruto", diz o Senhor dos Exércitos. Versão NVI


Mal 3:11E, por causa de vós, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo não vos será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. Versão AC
Para a igreja que somos nós, Deus não repreende devorador... é muito melhor... Ele nos guarda e o maligno não nos toca 1 Joã 5.18; João 10.27-30. Deus não é miliciano, que nós pagamos proteção para ele nos proteger do devorador... nós somos igreja... nossas beñçãos são celestiais em Cristo e não terrenas Efésios 1.3.


Mal 3:12  "Então todas as nações os chamarão felizes, porque a terra de vocês será maravilhosa", diz o Senhor dos Exércitos. [isso do versículo 12 é uma promessa para a nação de Israel. Não é para uma pessoa ou só para quem desse o dízimo. É Promessa de que a nação de Israel seria uma grande nação ]

Mal 3:13  "Vocês têm dito palavras duras contra mim", diz o Senhor. "Ainda assim perguntam: ‘O que temos falado contra ti? ’ [será que aqui ele para de falar com a igreja e volta a falar contra os judeus??? Olhe,“...vocês...” quem são esses vocês??? A igreja tem falado palavras duras contra Deus? Veja novamente o capítulo 1 e 2, com quem ou melhor, contra quem Deus está falando... ]


Mal 3:14  "Vocês dizem: ‘É inútil servir a Deus. O que ganhamos quando obedecemos aos seus preceitos e andamos lamentando diante do Senhor dos Exércitos? [...”vocês dizem...”, quem é esse vocês??? Oras, os judeus... não tem nada a ver com a igreja.]


Mal 3:15  Por isso, agora consideramos felizes os arrogantes, pois tanto prospera o que pratica o mal como escapam ilesos os que desafiam a Deus! ’ "


Mal 3:16  Depois aqueles que temiam ao Senhor conversaram uns com os outros, e o Senhor os ouviu com atenção. Foi escrito um livro como memorial na sua presença acerca dos que temiam ao Senhor e honravam o seu nome. [”depois aqueles que temiam ao Senhor conversaram uns com os outros, e...” quer mais provas do que isso, de que o livro de Malaquias foi escrito para os judeus, para a nação de Israel???]


Mal 3:17  "No dia em que eu agir", diz o Senhor dos Exércitos, "eles serão o meu tesouro pessoal. Eu terei compaixão deles como um pai tem compaixão do filho que lhe obedece.


Mal 3:18  Então vocês verão novamente a diferença entre o justo e o ímpio, entre os que servem a Deus e os que não o servem. [Deus está falando da nação de Israel, como aplicar isso a igreja? Impossível... só cometendo estelionado, mentindo... ADULTERANDO a Palavra de Deus... 2 Coríntios 4:2  antes, rejeitamos as coisas que, por vergonha, se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.]




MALAQUIAS 4


Mal 4:1  "Pois certamente vem o dia, ardente como uma fornalha. Todos os arrogantes e todos os malfeitores serão como palha, e aquele dia, que está chegando, ateará fogo neles", diz o Senhor dos Exércitos. "Nem raiz nem galho algum sobrará. [Isso é o dia do Senhor, após os sete anos de tribulação, a igreja não estará aqui]


Mal 4:2  Mas para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral.


Mal 4:3  Depois esmagarão os ímpios, que serão como pó sob as solas dos seus pés no dia em que eu agir", diz o Senhor dos Exércitos.


Mal 4:4  "Lembrem-se da lei do meu servo Moisés, dos decretos e das ordenanças que lhe dei em Horebe para todo o povo de Israel. [“lembrem-se do que...”??? Da lei de Moisés... é para judeus...]


Mal 4:5  "Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e terrível dia do Senhor.


Mal 4:6  Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais; do contrário eu virei e castigarei a terra com maldição. " [Mal 4.5-6 Jesus fala em Mateus 17.9-13].


E agora responda: Para quem se aplica Malaquias 3...........


Para a igreja é oferta. Pergunte para qualquer teólogo, onde esta a doutrina da igreja, e ele te responderá, nas cartas de Paulo. Leia as cartas de Paulo e procure para ver se ele fala de dízimo ou de oferta?


Paulo, que recebeu do Senhor e deu a doutrina para a igreja, nunca, nunca falou em dízimo. NUNCA.


As ofertas no Novo Testamento SEMPRE foram para ajudar os necessitados... e hoje para que as igrejas pedem dinheiro???


Não pense que estou escrevendo tudo isso para dizer para você não dar oferta. Muito pelo contrário, faça sua oferta valer o que foi ensinado para a igreja. Se você não sabe onde está indo o dinheiro de sua oferta, então, faça você o certo. Olhe seus irmãos necessitados e ajude-os. Tem irmãos com filhos sem tênis para ir para o colégio, tem irmãos sem mantimento em casa, tem irmãos com conta de energia atrazada. AJUDE O NECESSITADO.


Vejam que coisa engraçada: Os crentes se acham melhor que os católicos e riem porque os católicos se ajoelham na frente de uma imagem.... andam atrás de uma procissão, etc... Ai o crente com a maior boa vontade tenta pregar o Senhor Jesus para o católico, mostra na bíblia que tá errado imagens, hóstias etc... mas o católico não consegue entender. Ai o crente diz que eles estão “cegos pelo deus desse mundo”... (e é verdade)

Mas o que acontece é que eles acreditam no que o “padre/pastor” deles diz e nem querem saber de olhar na bíblia, dizem que estão certos e ponto final (porque confiam cegamente em um homem).

Vejam que triste comparação agora com os “evangélicos”:

Minha intenção é somente tirar de quem dá o dízimo por medo de Malaquias 3.7-12, esse medo, para que entendendo o irmão ou irmã possa viver com tranqüilidade, sem medo de devorador, e não deixar de pagar suas contas (ficar devendo) para dar dízimo para quem está praticando estelionato.

Mas vejam o que acontece... igual os católicos, 90% que ler esse e-mail, vai levar ele para "pastor", e perguntar o que ele acha... ele vai dizer que eu sou um filho do diabo, etc, etc, e tal... que quero desviar os recursos do reino de Deus (a frase é bonita), vai falar um monte de bobagem de mim, e o “evangélico (a)” igual o católico vai continuar no erro, pior, vai continuar a ser tosquiado dentro do templo evangélico.

Isso, daqueles que chegarem a ler, porque já devem estar “PROIBIDOS DE LER”

Mas quem proíbe um irmão de ler o artigo, está totalmente contra a palavra de Deus que diz:

Que é o Espírito Santo que nos guia a verdade... (deixe o Espírito te guiar a verdade) Joã_16:13  Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.

Quem proíbe um irmão (a) de ler também tira todo o ensinamento do apóstolo Paulo que mandou: 1Ts_5:21  Examinai tudo. Retende o bem. (faça isso, examine e pergunte para o Espírito Santo qual é a verdade?)

Quem proíbe um irmão (a) de ler também tira totalmente fora a atitude bereiana que o apóstolo Paulo ensinou... (leia e vai ver na palavra se as coisas são assim ou não...) Ats 17:11  Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.

Mas mesmo assim, muitos vão fazer igual os católicos...

Pelo menos tenho um descanso, que aqueles que pregam pedindo dízimo, usando a lei, vão saber que estão ADULTERANDO A PALAVRA, para proveito próprio (do local onde estão) usando erradamente a palavra do Senhor. E quando falarem, muitas ovelhas vão estar ouvindo e vendo o erros deles.

Os lobos nem adianta me mandar e-mail que não vou responder, a não ser que apontem erro no que está escrito.... ENTENDERAM???????????

E isso digo para os lobos e para quem estava virando um lobinho (usando errado a palavra por não saber)... olhem esses versículos e meditem:

Para os LOBOS que vão me escrever... quero que saibam uma coisa... vejam os versículos abaixo...


ELES SÃO PARA MIM E PARA VOCÊ. MINHA CONSCIÊNCIA ESTÁ TRANQUILA, E A SUA??? Ainda é tempo de parar de ADULTERAR A PALAVRA DE DEUS.

Rom 14:12 Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus. Versão NVI

Tgo 3:1 Meus irmãos, somente poucos de vocês deveriam se tornar mestres na Igreja [ensinar], pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com mais rigor do que os outros. Versão NTLH
 
2Jo 1:9 Quem não fica com o ensinamento de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus. Porém quem fica com o ensinamento de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho. Versão NTLH
.
1Co 4:6 Irmãos, apliquei essas coisas a mim e a Apolo por amor a vocês, para que aprendam de nós o que significa: "Não ultrapassem o que está escrito". Assim, ninguém se orgulhe a favor de um homem em detrimento de outro. Versão NVI
.
Prv 30:5-6 "Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia. Nada acrescente às palavras dele, do contrário, ele o repreenderá e mostrará que você é mentiroso. Versão NVI 
.
Mat 5:37 Seja o seu "sim, sim", e o seu "não, não"; o que passar disso vem do Maligno". Versão NVI
.
2Co 5:10 Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más. Versão NVI

.

Apo 22:18-20 Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro. Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro.  Aquele que dá testemunho destas coisas diz: "Sim, venho em breve! " Amém. Vem, Senhor Jesus! Versão NVI
.

Visite o Blog: http://dizimoseofertas171.blogspot.com/



1 Ped 5.2 Pastoreiem o rebanho de Deus que está entre vós. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir.

1 de junho de 2011

Malaquias 3 - A REVELAÇÃO ESPIRITUAL DO CAPÍTULO 3 DE MALAQUIAS


           Em Malaquias 3.10, o Senhor ordenou levar os dízimos para a casa do tesouro, para que houvesse mantimento na sua casa, doutrinando assim que, guardando os seus preceitos haveria suprimento para as necessidades habituais. Porem, no Novo Testamento, o Senhor Jesus assegura que igreja não é prédio, mas nós somos a sua igreja  (Efésios 1.22,23). E no livro de Atos 7.48 e 17.24 a Palavra afirma que Deus não habita em templos feitos por mãos de homens.


                É óbvio que não havendo habitante a casa está vazia. Então perguntamos, sendo nós a igreja de Cristo, e habitando Deus em nossos corações pelo seu Espírito Santo, para onde deveríamos levar os dízimos, ainda que fossem remanescentes na graça?  
Para tanto, a Palavra na carta aos Hebreus 10.1 refere-se a lei de Moisés como uma alegoria, ou seja, sombras dos acontecimentos futuros e não a imagem exata das coisas, e nisso vem a revelação sobre a ordenança de levar os dízimos para a casa do tesouro, porque em Hebreus 3.5, 6 diz:
Na verdade, Moisés foi fiel em toda sua casa, como servo, para testemunho das coisas que haviam de acontecer. Mas Cristo, como Filho sobre a sua própria casa, a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firmes a confiança e a glória da esperança até o fim.
Portanto amados, nesta Palavra vem a confirmação revelada que nós somos o templo do Espírito Santo de Deus, porque está escrito: Cristo, como Filho sobre a sua própria casa, a qual casa somos nós, ratificado em Malaquias 3.17, onde a Palavra descreve: E eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos, naquele dia que farei, serão para mim particular tesouro; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve.
Sabemos que para Deus, toda criatura é um tesouro, mas no tocante ao grande dia da vinda de Cristo para julgar os vivos e mortos, o Senhor demonstra um afeto especial para os que preservam os seus mandamentos e os trata carinhosamente como seu particular tesouro. O que nos faz conhecer a finalidade, pela qual o Senhor ordenou que os dízimos fossem conduzidos para a casa do tesouro, para que nenhum dos seus (os justos) fossem desamparados e nem a sua descendência a mendigar o pão (Salmos 37.25).
No que também justifica a preocupação e o zelo do Senhor Jesus para com os desprovidos, descrito no Evangelho de Mateus 6.1-4, onde Ele recomenda auxiliar aos necessitados com caridade, ensina a proceder com discrição para não se assemelhar aos hipócritas das sinagogas, e promete recompensar publicamente os que assim procederem, fazendo o bem em segredo. E diferentemente do dízimo, na era da graça o Senhor Jesus não estipulou percentual ou limite para aplicação desse mandamento, o amor ao próximo, em forma de caridade.
No capítulo 3 do livro de Malaquias Deus promete bênçãos materiais para os cumpridores da lei, no entanto, é rigoroso quando se refere ao dízimo, por ser a garantia de alimento em abundância. Pagava-se o dízimo para ser recompensado materialmente, mas Jesus Cristo, em sacrifício vivo, pagou o mais alto preço pela nossa libertação com o seu próprio sangue, para que recebamos a sua paz, a graça e a oferta da vida eterna. 
E, por isso, não precisamos mais pagar o dízimo para garantir as necessidades cotidianas das coisas materiais (alimento, vestes, etc.), porque Jesus priorizou as coisas que vem do Alto, a vontade do Pai, e recomendou buscar primeiramente o Reino de Deus e sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas (Mateus 6.25-33). Porque Ele é quem nos dá a vida, a respiração, e todas as coisas (Atos 17.25).  
                           ROUBARÁ O HOMEM A DEUS?
Malaquias 3.7-9 diz: Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai vós para mim, e eu tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, vós, toda a nação.
Amados, hoje não se aplica mais essa ordenança aos verdadeiros servos de Cristo. Porque vivemos pela graça e não mais sob o jugo da lei, por isso, é impossível o servo roubar a Deus nos dízimos e ofertas. Porque se alguém, por falta de entendimento ainda se faz dizimista, está errando por cumprir uma lei abolida pelo sacrifício de Cristo, mas não está roubando a Deus. Como também não roubam a Deus, os que não dizimam, porque é uma ordenança da lei, tornando-se intempestiva na era da graça.
Mas, se ainda existe alguém com probabilidades de roubar a Deus nos dízimos e nas ofertas, certamente não são as suas ovelhas, mas os administradores desses montantes, especificamente os dirigentes das instituições religiosas, os quais acumulam para si, fortunas, tiradas do lombo dos servos.
E o mais lastimável em tudo isso, os eruditos que fazem a mídia no meio dos evangélicos exumaram uma lei extinta, a maquiaram e adaptaram-na ao sacrifício do Cordeiro Deus, em benefício próprio. Então perguntamos: Se precisamos voltar às fábulas judaicas, qual o discernimento de doutrina sobre a Palavra do Senhor Jesus (João 13.34), ao pronunciar: Um Novo mandamento vos dou?
A atual situação dos que se dizem crentes, mas sem compromisso com o Evangelho de Cristo é preocupante, porque a palavra adverte: Ai dos que  procedem usando o sangue do Senhor Jesus com malícia e avareza, porque na vinda de Cristo, haverá pranto e ranger de dentes, ou seja, muita dor (Mateus 7.21-23).
                   COMO REPREENDER AO DEVORADOR?
Malaquias 3.11, descreve: E, por causa de vós, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo não vos será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.
Na vigência da lei de Moisés, a Palavra através do profeta Malaquias advertiu com seriedade os sonegadores do dízimo sobre as conseqüências que haviam de acontecer, ou seja, ficavam indefesos diante da ação do devorador, pela inobservância às ordenanças da lei, relativo ao dízimo.
Mas quando o Senhor Jesus rendeu o seu espírito a Deus na cruz do Calvário, o véu do templo rasgou-se de alto abaixo  e a lei foi sucumbida definitivamente (Mateus 27.51). Isso significa que, consistindo o dízimo elemento de uma lei ineficaz, torna-se inválido, pois, hoje vivemos pela graça e ninguém precisa pagar mais nada, porque Cristo já pagou o mais alto preço com o seu próprio sangue (Apocalipse 5.9), para salvar o homem do pecado e da morte.
Mesmo assim, ainda é comum alguns lideres religiosos usarem o texto do capítulo 3 de Malaquias, para chantagear as ovelhas que deveriam apascentar, referente ao terrível combate do devorar sobre os que não dizimam, escondendo-se atrás de uma lei abolida, para manter o dízimo em evidência.  
Porem, a implementação do dízimo no Novo Testamento é um equívoco absoluto, porque na era da graça, alem de não haver ordenança para o dízimo, também não se repreende mais o devorador pelo cumprimento às leis do Antigo Testamento, porque na carta aos Efésios 6.10-18a Palavra ensina a nos revestirmos da couraça de Deus para não sermos atingidos pelos dardos inflamáveis do inimigo, independente do cumprimento de qualquer item da lei, porque a nossa luta não é contra a carne e nem o sangue, mas contra as hostes (exércitos) das potestades do mal.
A Palavra da Nova Aliança instrui que a repreensão aos demônios tem que ser em nome do Senhor Jesus (Marcos 16.17, 18 e Lucas 10.17), com jejum e oração (Marcos 9.29), e principalmente através da fé (Mateus 17.19, 20). Porque o diabo é inimigo do povo de Deus, e anda ao derredor, bramando feito um leão, buscando a quem possa a tragar (I Pedro 5.8), para tanto, sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós (Tiago 4.7).
Portanto amados, o ensinamento sobre repreender o devorador através do compromisso com o dízimo, oferta ou bens materiais é um engodo, sendo que a Palavra assegura que só seremos revestidos da armadura de Deus, pela oração, jejum, santificação, obediências ao Evangelho de Cristo (I Coríntios 15.1, 2), porque o legado do Senhor Jesus recomenda  a guardar os mandamentos de um Novo Testamento, não mais feito por ritual e ordenança material, mas constituído pela aspersão do seu próprio sangue (Mateus 26.27, 28).  
                    CRISTO É O ALIMENTO ESPIRITUAL
A Palavra de Malaquias 3.10 veio em figura e não pode haver cobiça das coisas materiais amparado neste versículo, porque vindo Jesus Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, mas pelo seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção (Hebreus 9.11, 12).
 Por isso, Jesus é o Pão que desceu do céu, não mais para conservação da vida material por um período efêmero, mas por uma causa maior e mais sublime esperança. Ele é o Pão Vivo que veio para nos dar a perpetuação da vida eterna, cuja promessa é a Nova Jerusalém.   
Disse Jesus: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede.  Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. Quem de mim se alimenta, também por mim viverá (João cap. 6). 
E para entendermos melhor a profundeza da palavra do Senhor, vamos meditar no livro de Mateus 26.26-28, chegada a hora de Jesus, e participando com os doze da última páscoa, e a consagração da primeira ceia, enquanto comiam, Jesus tomou o pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.
E, tomando o cálice (vinho) e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos. Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.
Jesus elucida através do pão, a oblação do seu corpo rasgado na cruz, e o vinho, o seu sangue para lavar os nossos pecados. O nascer de novo pela aspersão do seu sangue, que por muitos foi derramado, para remissão dos pecados e salvação da vida eterna.